Quem é a pessoa certa para você?

Tempo de leitura: 8 minutos

Você chega em casa a noite, se sente só e triste? Coloca a cabeça no travesseiro para dormir e percebe que falta algo, ou melhor, alguém na sua vida? Fica cansada de pessoas vazias ou situações constrangedoras entre os amigos e familiares questionando sua vida amorosa? Sente falta de dividir seus problemas, seus sonhos, suas vitórias, seus fracassos, seu dia, suas alegrias com alguém especial? Você deseja ter alguém para evoluir junto na vida e tudo o mais?

Porém, na realidade fica sábado em casa sozinho ou sai com os amigos e se sente mal ao ver casais felizes, namorando e casando, se sentindo “vela” ou, ainda, dando desculpa para não sair, porque não quer mais viver isso? Porque queria estar com alguém legal e, simplesmente não está. Não aguenta mais esses apps que parecem um “cardápio humano” e se vê sem opção de saída desse buraco solitário?

É duro. É difícil. É triste não ter ninguém.

Mas, nem tudo está perdido, pessoa linda! Pois, tudo na vida tem jeito! E nesse artigo vou abordar temas que vão clarear a sua mente para que possa encontrar a pessoa certa.

Porque as pessoas não conseguem um relacionamento sólido?

A causa disso, é que as pessoas não estão disponíveis para conhecer melhor o outro e não tem paciência para desenvolver os relacionamentos. Isso pode acontecer, por conta, por exemplo, da ansiedade, que é uma das facetas do medo. As pessoas tem medo de se expressar e não serem aceitas e amadas como são. E ficam frustradas por não serem autênticas, tentando ser algo “ideal” e ficando robóticas ou falsas, ou ainda usando máscaras “aceitas socialmente”, mas que também não são aceitas por elas mesmas, nem por alguém especial.

 

Sabia que existem formas de desenvolver um relacionamento saudável e sincero, que faz crescer o amor, dia após dia?

Muitas vezes, namorei e em outros momentos, estive solteira. Eu sei como é a frustração de não encontrar a pessoa certa. Mas, como sempre fui muito curiosa, me especializei e já li muitos livros de relacionamento, hoje ajudo pessoas com problemas nessa área. Um dos livros que li (não me recordo o nome, mas eis a dica) dizia que é importante perguntar bastante para a pessoa que estamos conhecendo. Isso é importante para sabermos se aquela é a pessoa certa para nós, e vice-versa.

Realmente, quando conheci meu namorado (estamos juntos há quase sete anos) perguntei tudo o que podia pensar: sobre seus pais, seu signo (adoro!), sua formação, seus hobbies, hábitos (se gostava de malhar, por exemplo), no que acreditava sobre a vida… e acabamos nos apaixonando “a primeira vista”. Afinal, quem não gosta de alguém que se interessa realmente por nós?

 

Antes de tudo, esclareça a si mesma com que tipo de pessoa gostaria de estar:

  • Que tipo de relacionamento você quer?

Dependendo do tipo de relacionamento que deseja buscar, há outras pessoas que também vão querer e outras que não estão interessadas. Você pode estar buscando um relacionamento aberto, relacionamentos enrolados, uma relação à distancia, alguém para casar, alguém para namorar mesmo… Enfim, a escolha é sua! Decidir é o primeiro passo!

  • Que características você busca em uma pessoa? E quais aspectos não suporta?

Com essas informações em mente, fica mais fácil e prático selecionar a pessoa certa para você.
Há características que você pode aceitar, outras que talvez não tolere, outras que admira, deseja… Apenas lembre-se – Ninguém é perfeito! Então, não adianta buscar eternamente uma pessoa que não existe, ou que só é real na sua imaginação.

Saber o que não quer, tolera ou gosta em alguém é um sinal para se afastar e não se machucar posteriormente desnecessariamente.

  • Onde possivelmente você pode encontrar a pessoa que está buscando?

Agora que você sabe o que quer e com quem, não adianta você ser uma pessoa gosta de música sertaneja e procurar a sua alma gêmea em um show de rock, por exemplo. A não ser que você curta também esse estilo.

O ideal é cruzar preferências, pensar que tipo de pessoa gosta e onde ela pode estar. Se você gosta de praia e surf, vá à praia mais vezes e conheça pessoas por lá. Se curte ler, por que não puxar assunto em uma livraria? Procure nos melhores lugares para você e se permita olhar e conversar com pessoas novas. Afinal, sem conhecer, não há como desenvolver uma relação.

Há algumas pessoas que me questionam sobre pessoas diferentes de si. Que gostam de pessoas que sejam diferentes para se relacionar, para aprender junto, para viver experiências diferentes ou pelo desafio. Funciona? Pode funcionar, por que não? Eu adoro capoeira, psicologia, coaching, marketing e meu namorado é advogado, curte jogo e academia. Porém, nós dois curtimos sair com amigos, açaí, gatos, cachorros e outros animais, ir para a praia, ficar com a família, viajar de vez em quando, conhecer lugares novos e aprender um com o outro. Valorizamos coisas parecidas. Há coisas que não estão na superfície de um gosto, mas na profundidade de um valor. Há coisas que são valiosas para nós e dessas coisas não abrimos mão e compartilhamos ideias semelhantes. Falo de amor, respeito, liberdade e outras coisas desse nível de complexidade e que só com o autoconhecimento através de um processo de coaching você descobre e começa a identificar também nos outros.

Respondidas as perguntas acima, você consegue focar realmente no que te interessa e deixa de perder tempo com o que não vai levar você a sua realização plena, ao seu amor da vida, dos sonhos ou a sua alma gêmea, ou como você quiser chamar.

É importante lembrar que há habilidades que você pode desenvolver para facilitar o seu relacionamento com outras pessoas. Ser uma pessoa mais compreensiva, empática e equilibrada emocionalmente, por exemplo, pode te ajudar a começar e manter um relacionamento que tem tudo para dar certo.
Estar aberto a conhecer novas pessoas é essencial para que você possa encontrar pessoas para aprofundar o conhecimento e desenvolver uma relação e, quem sabe, achar a sua alma gêmea em meio à multidão existente no mundo. Mas ficando em casa, triste e sem vontade de fazer o necessário para tal, você não vai conseguir encontrar a pessoa amada.

Vamos levantar o bumbum do sofá, parar de ficar sofrendo e ir em busca do seu amor!

Certamente, o amor que você busca não virá até você se não souber que a sua pessoa linda existe. Portanto se mostre, seja você e se abra para o mundo, dentro dos seus limites e vá se deixando envolver por essa magia que é se apaixonar, para enfim amar alguém especial.

 

Resumindo:

Se você está em busca de um amor:

  1. Pense no que será importante para você nessa pessoa que você gostaria que fosse seu companheiro(a)
  2. Quando for conhecer alguém, pergunte mais, para conhecer melhor a outra pessoa e ver se é ou não a sua metade.
  3. Descubra muitas respostas para saber se vale a pena continuar investindo naquele relacionamento, se essa pessoa pensa parecido com você a respeito das coisas mais importantes e se ela pode ser a pessoa certa para você.
  4. Entre em ação. Busque essa pessoa lembrando de ser autêntico, ou seja, ser você mesmo sempre. Você é uma pessoa linda. Sei que tem muitos pontos fortes e beleza por dentro e por fora. Acredite! Eu acredito em você! Sei que você pode ser feliz ao lado de alguém especial! Então, se valorize e encante o mundo com o seu brilho!

 

Faço das palavras da escritora Ana Jácomo, as minhas:

“Tomara que a gente não desista de ser quem é por nada nem ninguém deste mundo.

Que a gente reconheça o poder do outro sem esquecer do nosso.

Que as mentiras alheias não confundam as nossas verdades, mesmo que as mentiras e as verdades sejam impermanentes.

Que friagem nenhuma seja capaz de encabular o nosso calor mais bonito.

Que, mesmo quando estivermos doendo, não percamos de vista nem de sonho a ideia da alegria.

Tomara que apesar dos apesares todos, a gente continue tendo valentia suficiente para não abrir mão de se sentir feliz.

As coisas vão dar certo.

Vai ter amor, vai ter fé, vai ter paz – se não tiver, a gente inventa.

Te quero ver feliz, te quero ver sem melancolia nenhuma.

Certo, muitas ilusões dançaram.

Mas eu me recuso a descrer absolutamente de tudo, eu faço força para manter algumas esperanças acesas, como velas”.

 

Comenta aqui o que você achou dessas dicas e fica a vontade para perguntar e sugerir novos temas para o blog também!

 

Com amor,
Aline Saramago