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Em momentos de dificuldade, muitas pessoas evitam solicitar suporte, tentando resolver seus problemas sozinhas. No entanto, nem sempre conseguimos resolver sozinhos e, então, pedir ajuda pode se fazer necessário. Porém, para alguns, esse pedido não é tão fácil quanto para outros.
Quando pedimos ajuda, podemos nos comportar de quatro formas, numa combinação de comunicação direta ou indireta, verbal ou não verbal:
1. Pedir: O pedido verbal direto.
2. O choro: Um pedido direto não verbal de ajuda.
3. A sugestão: Um pedido verbal indireto.
4. O mau humor: Um pedido indireto de ajuda não verbal.
Dessas, simplesmente pedir (1), é a maneira mais eficaz de obter o que precisamos. Uma possível razão para o pedido de ajuda ser tão eficaz pode ser a redução da complexidade na compreensão da comunicação, quando comparado às outras três formas.
E mesmo sendo eficaz, não necessariamente todos colocam em prática. Muitas pessoas inconsciente ou conscientemente escolhem as outras opções, dificultando a compreensão das pessoas e, consequentemente, a resolução do problema.
Compreender a importância de ser e obter suporte e ter clareza em seus pedidos é fundamental. Precisamos uns dos outros, como seres humanos. Da próxima vez que você se sentir oprimido, reflita sobre o que precisa e peça. Muitas vezes, as pessoas que se preocupam conosco estão dispostas a nos ajudar, mas podem não saber ao certo o que fazer. Pior, eles podem estar tentando ajudar e você pode não estar reconhecendo. Ajude-os, sendo claro sobre suas emoções e necessidades, pedindo diretamente.
Caso ainda sinta dificuldade em se expressar ao outro, recomendo que busque ajuda de um especialista, pois é possível resolver essa dificuldade!