No Foco de Nossos Objetivos

Tempo de leitura: 3 minutos

Não é exagero dizer que a pandemia mudou planos, rotas e até mesmo a nossa maneira de viver. Algumas metas podem ter ficado em segundo plano, mas podemos sim retomar já o foco nos nossos objetivos.

1. Busque o autocontrole

Pessoas capazes de adiar a gratificação ou resistir aos desejos e impulsos mostraram-se mais saudáveis, felizes e prósperas, segundo pesquisas. O autocontrole possibilita manter uma rotina com disciplina e desenvolver flexibilidade diante de novos comportamentos e hábitos direcionados aos objetivos e às demandas situacionais. Manter hábitos passados ​​que funcionavam e desenvolver novos é uma receita para o sucesso em tempos de crise ou turbulência.

Uma maneira de melhorar o autocontrole é definindo bem os seus objetivos e acompanhando o seu progresso. Não fique só na intenção, escreva detalhadamente e pense em um plano que permita que você inicie e mantenha os comportamentos direcionados a alcançá-los.

Outra maneira de melhorar o autocontrole é experimentar uma abordagem mais “linha duras”. Por exemplo, dedicar-se a seguir certas rotinas como suar todos os dias ou não comer depois das 20h é uma boa maneira de desenvolver autocontrole. É importante começar pequeno e ir construindo gradualmente, para não começar com rotinas que podem ser impossíveis de manter no longo prazo.

Pesquisa recente mostrou que “falta de apetite ou comer em excesso” foi o sintoma depressivo que mais aumentou desde o início da pandemia. Esteja atento aos seus hábitos alimentares e, se precisar, busque ajuda de um nutricionista para auxiliar você no planejamento das refeições e um psicólogo para trabalhar as compulsões, os pensamentos e os comportamentos que deseja mudar.

2. Cuidado com os riscos

O medo nos faz agir defensivamente, o que não se alinha com o movimento de avanço necessário para alcançar os objetivos. Lembre-se de que é possível respeitar as ameaças do COVID-19 e do mundo e, ao mesmo tempo, progredir na direção que você deseja. Viver já implica em vários riscos, faz parte. Então, cuidado para não ficar apenas focando nisso, mantenha a consciência e seja prudente nas suas ações – isso já é o suficiente para se proteger.

Se você fica muito ansioso, estressado ou se desanima diante das situações, você não abre muito espaço para o otimismo e para a esperança. Esses sim, são recursos que podem tanto ajudar você a se sentir melhor quanto a contagiar mais positivamente as pessoas ao seu redor.

3. Aguce o seu olhar

Há mais de uma perspectiva, sempre.

As equações têm dois lados. Quando uma porta se fecha, outra se abre. Com o risco, podem vir oportunidades. E por aí vai. Busque perceber e ver isso.

A maioria das pessoas é atingida por alguma(s) crise(s) ao longo da vida – e esse momento de #pandemia#covid não foi diferente para muitos. Mas lembre-se de que há sempre o outro lado da equação.

Seja qual for o caso, procure outras maneiras de olhar e equilibrar essa balança. É possível que muitos dos motivos para ser otimista estejam ocultos à primeira vista. Que tal olhar de novo ou buscar novas lentes para enxergar esse outro lado?