Tempo de leitura: 1 minuto
A campanha Janeiro Branco – mês da conscientização da saúde mental – existe para lembrar da importância de cuidarmos do nosso psicológico, desmistificar e informar sobre o tema, estimular a reflexão sobre a qualidade de vida, dos relacionamentos, das emoções, pensamentos e comportamentos.⠀
⠀
As pessoas tendem a não prestar atenção nessas questões porque mesmo quando cultivam hábitos danosos conseguem funcionar por um tempo. ⠀
⠀
Transtornos como a ansiedade, o transtorno bipolar, pânico, depressão, esquizofrenia e sintomas como a irritabilidade, insônia ou hipersônia, cansaço, fadiga, desmotivação, inquietação, dificuldade de relaxar… podem, sem o diagnóstico correto, ser vistas como “frescura”, “falta do que fazer”, ou (pior ainda) “falta de terapia: ter-a-pia-cheia-de-louça-pra-lavar”.
E quantas vezes você já deixou o cuidado com as emoções e sentimentos para depois?⠀
⠀
Eu mesma já pensei que psicólogo era “coisa de louco” (no ensino médio) e colocava a busca por terapia como um “ato de coragem” (no início da minha carreira). Muitas pessoas podem levar essas ideias adiante, como se ainda não fosse algo normal, comum e prioritário para a sua vida de uma maneira geral.
Às vezes, jogar para debaixo do tapete, por estar “sem tempo para pensar nos problemas” pode piorar a situação. Vai se deixando para trás e o problema, que poderia ter sido resolvido em menos tempo e/ou energia, acaba desenvolvendo outros problemas muito maiores.
Não deixe o cuidado com a saúde mental passar em branco! Quem cuida da mente, cuida da vida!