Controlando a Ansiedade

Tempo de leitura: 1 minuto

Você costuma evitar os problemas?⠀

Experimentar ansiedade ocasional pode acontecer, é comum, normal, pode-se dizer assim; todos sentimos ansiedade de vez em quando. Por exemplo, ao atravessar uma rua movimentada, se você não se sentir um pouco ansioso, poderá se descuidar caso venha um carro rápido em sua direção. A ansiedade neste caso, coloca você em ação, apressando o passo e se mantendo em segurança.

No dia a dia, recebo no consultório clientes cheios de dúvidas e angústias, com medo de cometerem erros. E, nessa situação, evitar enfrentar é um comportamento comum para tentar controlar a ansiedade.

Já aconteceu com você?

Por exemplo, ao adiar o cumprimento de uma tarefa, procrastinando, você evita entrar em contato com as dificuldades e possibilidades de falha decorrentes do trabalho. No entanto, quando se apresentam transtornos de ansiedade há maior probabilidade de deixar as atividades para bem próximo ao prazo, o que pode inclusive desencadear crises de pânico.⠀

Nesse sentido, criar rotinas de estudos ou outras atividades que você gostaria de realizar em sua vida, pode melhorar o equilíbrio emocional, reduzindo a ansiedade e promovendo melhores resultados no alcance das suas metas e objetivos. Por exemplo, se você for dormir no mesmo horário todas as noites, não precisará decidir se irá assistir a mais um episódio da série ou não.

Lembrando que nada substitui o acompanhamento especializado, logo, caso precise de ajuda, procure apoio psicológico!